Quando iniciar uma análise? Por quê buscar buscar por um psicanalista?
- Manuela Pereira da Silva
- 20 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de ago. de 2024
Uma pergunta, muitas possibilidades.
O início de uma análise vai se configurar a partir de uma questão particular, de necessidade de cada um.
Muitos vão procurar devido um acontecimento que não lhe caiu bem, sendo necessário digeri-lo para seguir em frente. Algumas vão achar que é a hora devido a um momento difícil pelo qual se vive: uma separação, um luto, perda de um emprego, um emprego novo, uma mudança de cidade, o término de um relacionamento, adoecimento, uma situação traumática como um assalto, poderia ficar aqui enumerando por horas.
Outras pessoas vão buscar um espaço de escuta e de fala independente de um acontecimento específico, pois querem entender mais sobre si: porque os relacionamentos estão sempre fadados ao insucesso, porque o emprego/empresa nunca vai pra frente, porque não consegue dizer ‘não’ e vive sempre rodeado por problemas, porque não consegue engravidar, enfim, porque nada nunca dá certo ou simplesmente "porquê sou assim?"
Percebe-se que há algo da ordem do embaraço, do não entendido, algo que insiste ficar em oculto, incompreendido, mas que de alguma forma gera impedimentos. A vida não flui. Mas será porquê? Uma grande curiosidade na maneira de se levar a vida se torna o botão de start para a busca do processo.
Uma análise pode ser palco para quem busca melhorar seus sintomas: ansiedade, uma gastrite nervosa, uma insônia… mas o fato é; uma análise pode iniciar/ou ser buscada quando quem procura considerar que pode fazer algo por si e para mudar o que não lhe satisfaz. Quando se acredita que apesar das fatalidades, algo pode ser feito diante de sua própria vida e de suas mazelas, este é o momento de se iniciar uma análise.
Comments