top of page
Buscar

O que a psicanálise tem a dizer sobre os traumas ?

Atualizado: 20 de jul. de 2024

Imagem de Freepik

É sabido que o ato de viver não compreende apenas experiências boas e positivas. Há situações que marcam a vida de maneira dolorosa e difícil, em que se é pego de surpresa e de forma em que não há proteção nem anteparo possível que nos livre do mal-estar de uma experiência negativa. O sujeito vive um evento terrível e de uma sensação irreparável.


Freud ao longo de sua obra teorizou acerca do conceito de trauma e sobre o papel importante que tal conceito tem para compreensão e o tratamento de vários sintomas e formas de sofrimento psíquico.


O trauma é algo singular. Cada um vivencia um evento de maneira particular, sendo aquilo traumático para alguns e outros não.


O fato é que todos viverão em algum momento uma situação dolorosa, e que de forma avassaladora trará angústia, podendo perdurar, ou seja, ter um efeito duradouro na psique. Muitas vezes a memória sobre a situação traumática que ocorreu é falha, mas os sintomas insistem em mostrar que aquilo que aparentemente foi esquecido ficou registrado no inconsciente.


A psicanálise busca uma investigação e a compreensão dos processos inconscientes contidos no trauma para o seu tratamento.


Num processo de análise, é possível elaborar o trauma de maneira mais consciente a partir da exploração dos conteúdos traumáticos, nomeando as angústias, e assim o indivíduo pode recontar a própria história de um outro lugar e com uma nova voz.

 
 
 

Comments


bottom of page